Santiago do Cacém é terra única: é terra de história, de gentes sinceras, de património sem igual e gastronomia ímpar.
A nossa terra modifica, envolve e mexe com o nosso Eu.
Venha ….. venha sentir a envolvência da nossa história: Não sairá daqui o/a mesmo/a!
Sábado
Pela manhã…
Inicie o seu percurso no Centro Histórico de Santiago do Cacém pois este transporta-nos para uma paisagem de outros tempos e memórias que nos colocam na vivência de um passado, qual guerreiro em batalha.
No Passeio das Romeirinhas, que circunda o Centro Histórico, deparamo-nos com os miradouros e a Capela de São Pedro , que acolhem uma lindíssima paisagem que nos atrevemos a determinar de impressionista.
O Castelo e a Igreja Matriz de Santiago, ambos monumentos nacionais, são o núcleo do Centro Histórico. Mas salientam-se também como locais que merecem destaque, a Igreja do Espírito Santo, o Pelourinho, a <Torre do Relógio, o Antigo Hospital do Espírito Santo, a Antiga Casa do Prior, a Antiga Casa da Colegiada, o Palácio da Carreira e a Igreja da Misericórdia.
Merecem também a sua visita a , jardim botânico com um parque poético que nos transmite paz e serenidade e, a tardoz, o Palácio com o mesmo nome.
A Antiga Judiaria, a Sociedade Harmonia, a Casa Verde, a Casa Amarela , a Casa das Heras e os >Antigos Paços do Concelho, bem como as inúmeras casas senhoriais dispersas, rematam toda a envolvência do nosso Centro Histórico.
Para almoçar…
Deixando o Centro Histórico, dirija-se aos vários Restaurantes da cidade, onde recomendamos os produtos locais de reconhecida qualidade. Os pratos típicos são: “Os miolos”, os jantarinhos e os cozidos e a saborosa Carne de Porco Preto. As Migas à Alentejana, as Sopas de Tomate, o Gaspacho, a Açorda e os Pratos de Caça complementam a recheada ementa.
Pela tarde…
Siga em direção aos Paços do Concelho onde encontrará o Jardim Municipal e o Museu Municipal, instalado na antiga cadeia. Seguindo em direção à Rua da Capela, encontrará a Capela de São Sebastião.
Depois, dirija-se à Estrada das Ruínas, onde poderá vislumbrar as fabulosas vistas e ao Moinho Municipal da Quintinha onde poderá observar o interior e todos os mecanismos do processo tradicional de moagem de cereais.
Logo a seguir surgem a Capela de São Brás e as Ruínas Romanas de Miróbriga, sítio arqueológico, que integra termas, ponte romana, domus com frescos, fórum, templos e calçada romana. Acolhe também o único hipódromo romano conhecido em Portugal. O local conta com um centro de acolhimento e interpretação e sala de exposições temáticas.
Deverá ainda visitar o Parque Urbano do Rio da Figueira, onde desfrutará do espaço da antiga Quinta do Conde de Avillez, com jardim, parque de merendas e piscinas, formando um autêntico local de lazer que deverá ser usufruído.
Aqui, recomendamos uma pausa para um pequeno lanche: pão alentejano acompanhado com queijo da região, barrado com mel ou compotas tradicionais, ou, ainda quente, com azeite e açúcar, a chamada tiborna.
À noite… para jantar e dormir…
Para jantar aconselhamos os restaurantes locais, onde poderá desfrutar de uma refeição saborosa e requintada. Poderá apreciar os nossos licores num ambiente familiar ou visitar os bares com uma atmosfera acolhedora e convidativa, ouvindo histórias de um passado que teima em ser presente.
Para pernoitar, os alojamentos da zona, casas de campo, turismos rurais, hotéis, aguardam por si.
Domingo
Pela manhã…
Deixando a cidade em direção a São Domingos, pela EN261, avistará ao nível da flora, vastos palcos de eucaliptos, de carrascos e de sobreiros, paisagem a que se junta a esteva, a urze, a carqueja, o tojo e o rosmaninho, plantas de encantamento qual floresta mágica dos contos infantis.
Só em termos de avifauna, existem no montado elevado número de espécies nidificantes: aves de rapina como águias, falcões, corujas e mochos.
A fauna é composta pelo porco preto e pelos bovinos de raça alentejana. O gato-bravo, a geneta e a doninha são outras espécies, que poderá vislumbrar por entre o arvoredo!
Já em São Domingos a visita à Igreja Paroquial de São Domingos é obrigatória, assim como ao Museu da Farinha, antiga fábrica de moagem de cereais, convertida em museu. Aqui poderá ouvir um contador de histórias que já lá vão e explorar os seus sentidos em atividades voltadas para a família.
Depois poderá visitar a Barragem de Fonte Serne, seguindo em direção aos Foros da Casa Nova, pelo CM1075. Deverá voltar à direita no primeiro entroncamento, na direção da localidade de Foros do Locário. Encontrará a Barragem da Fonte Serne a aproximadamente 5 Km do seu lado direito.
Esta barragem proporciona uma paisagem que parece pairar no tempo … ideal para a prática de passeios a pé e observação da natureza e … talvez namoriscar quem sabe!! Também pode praticar natação, remo, vela e pesca, encontrando-se a este nível espécies como a achigã, o barbo e a carpa. (link para o separador Praia e campo – Barragens).
Para almoçar…
Recomendamos um piquenique à beira da barragem, desfrutando do canto dos pássaros e do resmalhar de encantos escondidos. Escolhendo outra opção, poderá voltar a São Domingos, tomando a direção de Vale de Água, local onde encontrará os pratos típicos da região no Restaurante da zona, acompanhado de uma boa conversa alentejana.
Pela tarde…
Em Vale de Água poderá aí visitar a Igreja Paroquial e observar as chaminés características desta terra.
Depois, deverá seguir a estrada que segue para a Barragem de Campilhas, espelho de água que deverá apreciar ou aproveitar para dar um mergulho nos dias de calor ou usufruir, se for adepto, dos desportos náuticos não motorizados.
Toda a quietude deste local, só é agitada pelos rebanhos de cabras charnequeiras que passam vagarosamente ou por algum apicultor local ou por alguém na apanha de cogumelos comestíveis.
Este quadro, como se de Monet fosse, mostra-nos a força do verdadeiro interior e os cheiros …. ah … os cheiros …. remetem-nos para uma época onde as pressas não existem.
Por fim, continuando pela estrada de Vale das Éguas, visita imperiosa à Adega do Cebolal. Aqui sugerimos uma prova de degustação de vinhos, seja o branco, o tinto ou o rosé: vinhos produzidos com paixão que exprimem a alma e a identidade do nosso Alentejo.
Ao fim da tarde, poderá retornar à cidade de Santiago do Cacém e terminar aí o seu percurso.