“A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres no SW de Portugal, totalizando 450 km para caminhar, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa. Propõe uma vivência única destes dois mundos, entre uma cultura rural viva e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem.
O percurso está integralmente sinalizado e pode ser percorrido nos dois sentidos, em total autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de setembro a junho. As etapas são meramente indicativas, podendo ser encurtadas ou estendidas consoante a sua preferência ou localização do seu alojamento.
O Caminho Histórico é constituído maioritariamente por caminhos rurais, trata-se de uma clássica Grande Rota (GR), totalmente percorrível a pé e de BTT, com troços de montado, serra, vales, rios e ribeiras, numa viagem pelo tempo, pela cultura local e pelos trilhos da natureza.
Em fevereiro de 2016, o Caminho Histórico da Rota Vicentina foi distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade de ERA – European Ramblers Association – integrando o lote exclusivo dos melhores destinos de caminhada na Europa.”
(Rota Vicentina)
Mais informações em:
Etapa Santiago do Cacém – Vale Seco
Etapa Vale Seco – Cercal do Alentejo
Etapa Cercal do Alentejo – Porto Covo
Etapa Cercal do Alentejo – São Luís
Percursos Circulares da Rota Vicentina
A Associação Rota Vicentina celebrou 10 anos, no dia 5 de Junho de 2023, o Dia Mundial do Ambiente. Para celebrar este dia apresentou o novo vídeo promocional: “A paisagem que escolhemos”.