O município de Santiago do Cacém faz parte da Rota do Montado de Sobro e Cortiça, no âmbito da parceria com o Município de Coruche e com o Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
O montado de sobro é um dos ecossistemas mais ricos do mundo e no Concelho a mancha florestal de sobreiro é atualmente de cerca de 70% da sua área, sendo por isso, considerado uma das mais valiosas do país.
O montado, pela importância económica e sociocultural que possui, representa uma realidade à qual o Município de Santiago do Cacém tem dado bastante destaque, nomeadamente, na ligação próxima ao turismo, nas suas mais variadas vertentes, mas também pela sua importância a nível da biodiversidade e na promoção das atividades tradicionais ligadas a este tema.
Uma das atividades mais singulares associada ao sobreiro, também designado popularmente por chaparro, é o descortiçamento. Este é um método manual ancestral de extrair a cortiça dos sobreiros, que requer mãos experientes e muito cautelosas para não danificar a árvore, sendo desta forma que se inicia o ciclo de vida da cortiça enquanto matéria‑prima.
O município de Santiago do Cacém é, e assim pretende continuar a ser, um defensor da cultura do sobreiro e do montado, pelo que considera que descobrir a Rota de Montado de Sobro, em Santiago do Cacém, é partir ao encontro de um património natural extenso, de paisagens únicas, de cores múltiplas … enfim … de estórias e de gentes.
Descubra mais no Posto de Turismo de Santiago do Cacém, na Quinta do Chafariz.
[/accordion-item]
Serra
O concelho é atravessado no sentido norte/sul pelas serras de Grândola, São Francisco da Serra e Cercal do Alentejo. Estas serras constituem uma autêntica barreira natural que separa a planície litoral da planície do Vale do Sado.
É na serra que se concentra grande parte dos montados de sobro que produzem uma das grandes riquezas do nosso concelho, a cortiça.
Também é caraterístico das nossas serras o medronheiro, de cujo fruto se produz a genuína aguardente de medronho.
Na serra do Cercal, localizam-se as minas da Serra da Mina, Rosalgar e Serra das Tulhas, todas encerradas.
A povoação do Cercal constitui na serra um núcleo isolado, mas com grande disseminação de habitações pelos arredores, o que lhe confere um caráter muito particular e interessante. O enquadramento deste aglomerado com a serra é particularmente feliz.
Na serra pincelada de verde, volteamos montes e cabeços entre mantas coloridas de flores silvestres, de onde podemos desfrutar de excelentes panorâmicas.