Santiago do Cacém é terra única: é terra de história, de gentes sinceras, de património sem igual e gastronomia ímpar.
A nossa terra modifica, envolve e mexe com o nosso Eu.
Venha ….. venha sentir a envolvência da nossa história: Não sairá daqui o/a mesmo/a!
Pela manhã…
Inicie o seu percurso no Centro Histórico de Santiago do Cacém pois este transporta-nos para uma paisagem de outros tempos e memórias que nos colocam na vivência de um passado, qual guerreiro em batalha.
No Passeio das Romeirinhas, que circunda o Centro Histórico, deparamo-nos com os Miradouros e a Capela de São Pedro, que acolhem uma lindíssima paisagem que nos atrevemos a determinar de Impressionista.
O Castelo e a Igreja Matriz de Santiago, ambos monumentos nacionais, são o núcleo do Centro Histórico. Mas salienta-se também como locais que merecem destaque, a Igreja do Espírito Santo, o Pelourinho, a Torre do Relógio, o Antigo Hospital do Espírito Santo, a Antiga Casa do Prior, a Antiga Casa da Colegiada, o Palácio da Carreira e a Igreja da Misericórdia.
Merecem também a sua visita a Tapada dos Condes de Avillez, jardim botânico com um parque poético que nos transmite paz e serenidade e, a tardoz o Palácio com o mesmo nome.
A Antiga Judiaria, a Sociedade Harmonia, a Casa Verde, a Casa Amarela , a Casa das Heras e os Antigos Paços do Concelho, bem como as imensas casas senhoriais dispersas, rematam toda a envolvência do nosso Centro Histórico.
Para almoçar….
Deixando o Centro Histórico, dirija-se aos vários restaurantes da cidade, onde recomendamos os produtos locais de reconhecida qualidade. Os pratos típicos são: “Os miolos”, os jantarinhos e os cozidos e a saborosa Carne de Porco Preto. As Migas à Alentejana, as Sopas de Tomate, o Gaspacho, a Açorda e os Pratos de Caça complementam a recheada ementa.
Pela tarde…
Depois de almoço, dirija-se ao Moinho Municipal da Quintinha onde poderá observar o interior e todos os mecanismos do processo tradicional de moagem de cereais.
Depois deverá visitar a Capela de São Brás e as Ruínas Romanas de Miróbriga, sítio arqueológico, que integra termas, ponte romana, domus com frescos, fórum, templos e calçada romana. Acolhe também o único hipódromo romano conhecido em Portugal. O local conta com um centro de acolhimento e interpretação e sala de exposições temáticas.
Seguidamente deverá visitar o Museu Municipal, instalado na antiga cadeia, e seguir em direcção ao Parque Urbano do Rio da Figueira, onde desfrutará do espaço da antiga Quinta do Conde de Avillez, com jardim, parque de merendas e piscinas, formando um autêntico local de lazer que deverá ser usufruído.
Aqui, recomendamos uma pausa para um pequeno lanche: pão alentejano acompanhado com queijo da região, barrado com mel ou compotas tradicionais, ou, ainda quente, com azeite e açúcar, a chamada tiborna.
Ao jantar……
Para jantar aconselhamos os restaurantes locais, onde poderá desfrutar de uma refeição saborosa e requintada, acompanhada por um bom vinho da região, tinto ou branco. Não termine o seu jantar sem antes provar o bolo de santiago, as alcomonias, os rebuçados de pinhão ou as pupias devidamente saboreadas com os licores de poejo ou de mirtilo.
À noite…
E porque também é essencial o aspeto lúdico e o convívio, sugerimos o Bares e Discotecas, ou uma ida ao Cinema no Auditório Municipal António Chainho em Santiago do Cacém.