A Câmara Municipal organizou, em novembro de 2019, o 3.º Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém. A iniciativa, que teve lugar no Auditório Municipal António Chainho, pretendeu promover o debate e reforçar as ligações entre os agentes turísticos locais e regionais. Com o objetivo de potenciar o funcionamento em rede, com os vários interlocutores, através da partilha de conhecimentos e do traçar de estratégias em prol do Município e do setor do turismo. O encontro reuniu profissionais da restauração, hotelaria, animação turística e agências de viagem.
O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinha que “a iniciativa se insere na estratégia que o Município definiu para o setor do turismo no Concelho. O Encontro pretendeu reunir, num mesmo espaço, os diferentes intervenientes que operam na área, para debater o turismo no município de Santiago do Cacém e as suas oportunidades. Mas também fazer com que estes empresários e profissionais se possam conhecer, e saber quais as diferentes ofertas que existem no Município”.
Álvaro Beijinha salienta que este ano “os Caminhos de Santiago foram o tema que esteve na ordem do dia”, entre as questões do património e do ambiente. O Autarca acrescenta que é importante “ouvir os empresários e conhecer as suas experiências, esperando que estes aproveitem os contributos que os diferentes oradores e painéis deram ao Encontro, e possam ficar a saber mais sobre o Concelho e a região”.
A par desta iniciativa promoveram-se visitas, ao longo do ano, pelo Concelho para que os participantes ligados ao setor turístico local se conheçam melhor, assim como ao território onde têm a sua atividade. “São importantes estes momentos para que quem investe no nosso Concelho, e que muitas vezes não é de cá, conheça a sua realidade e o que tem para oferecer a quem nos visita”, explica Álvaro Beijinha. “ Os números revelam que esse trabalho tem sido bem conseguido, assistimos a uma subida enormíssima nas dormidas turísticas que de 2018 para 2019 foi de 22%, e nos últimos quatro anos foi de 137%, ou seja passamos de 51 mil dormidas para 122 mil, naturalmente com um retorno bastante significativo para a economia local, pois atrai mais investimentos, cria empregos e riqueza”, sublinha o Autarca.
A sessão de abertura do Encontro esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém. Seguindo-se a intervenção Pedro Beato, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) precedida da de Vítor Silva, Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e Ribatejo.
O programa do Encontro dividiu-se em três painéis. O primeiro, denominado “Sentir os Caminhos de Santiago”, com a “Apresentação do filme Caminhos de Santiago – Alentejo e Ribatejo”, seguido da “Apresentação do Projeto Caminhos de Santiago”, pela ERTAR, e posteriormente o tema “alojamento – Oportunidades de Negócio – Casa de Santiago”, por Francisco Lobo de Vasconcellos.
“Sentir o Património Construído de Santiago do Cacém” foi o segundo painel do Encontro que se dividiu em três temas “Conjunto Monumental Igreja Matriz e Castelo”, apresentado por José António Falcão da Direção Geral do Património Cultural, “Ruínas Romanas de Miróbriga” por Manuela de Deus, do Instituto Português do Património Arquitetónico e “Apresentação da Rede de Museus do Município de Santiago do Cacém”, por José Matias da Câmara Municipal.
O Encontro encerrou com o painel “Sentir o Ambiente e Natureza” apresentado, no primeiro tema, “Impactos ambientais – Compromisso de Minimizá-los”, por José Roseira, do Hotel, Vila Park. O segundo tema a cargo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que fez a “Apresentação do Projeto Natural.pt”, por João Carlos Farinha. Este painel finalizou com a “Apresentação do Projeto Black Pig Alentejo”.
De recordar que o 1.º Encontro de Agentes de Turismo do Município de Santiago do Cacém aconteceu em 2015, deste então tem-se realizado de dois em dois anos.
Declarações do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha